O problema tem sido um dos temas preferidos de várias investigações científicas: como acalmar a ansiedade das crianças nas idas ao dentista? A verdade é que não conseguir tranquilizar um paciente mais novo pode colocar em causa os tratamentos, mas há pequenos passos para tornar a sua clínica mais amigável e evitar que as crianças fujam da cadeira.
Invista algum tempo a falar com o paciente antes da consulta
Se vai tratar um paciente novo ou uma criança que sabe que habitualmente fica ansiosa é importante falar com ela antes da consulta para mostrar que é uma pessoa normal e amigável e que não existe razão para ter receio.
Reforço positivo
Ir ao dentista é uma experiência pouco familiar para a maioria das crianças, especialmente se for a primeira vez. Muitas crianças não sabem como agir, como se sentar ou como se comportar quando estão na cadeira do dentista. Tente dar indicações de que se estão a portar bem à medida que a consulta for avançando, dizendo que estão a ser fortes ou que está tudo a correr bem.
Distraia a criança
Qualquer odontopediatra está preparado para tranquilizar as crianças com truques ou brincadeiras. Decorar os consultórios com objetos coloridos, videojogos e televisões com desenhos animados também ajuda.


